Igreja Matriz

Igreja Matriz de
Aldeia das Dez

Os entalhadores de Aldeia deixaram aqui
um testemunho da sua arte.

Situada no ponto mais alto da aldeia, a atual Igreja Matriz tem como patrono São Bartolomeu, e assim se manteve desde o templo primitivo que remonta ao período anterior a 1543. Templo este que, com as suas dimensões reduzidas para albergar os fiéis, acabaria por ser substituído pelo atual com a sua edificação a ter início em 1727.
Desenvolvendo-se longitudinalmente, apresenta uma planta retangular formada por uma nave e capela-mor. Delimitada por pilastras em cantaria, a frontaria divide-se em três panos com frontão interrompido pelo pano central curvilíneo ladeado por pilastras bolbosas. À esquerda e num plano mais recuado apresenta-se a torre sineira quadrada rematada por uma cobertura bolbosa. Atrás desta encontra-se adossada ao templo uma capela lateral seguindo-lhe a sacristia. O rasgo do portal é em verga reta, sobrepujado por uma cimalha moldurada e encimada por um óculo quadrilobado.
Em 1543, quando o Bispo de Coimbra criou a freguesia de Aldeia das Dez, já existia um templo dedicado a São Bartolomeu. Esta igreja data do séc. XVIII e tem o mesmo patrono. Como as dimensões do templo eram reduzidas para albergar os fiéis, em 1727 o pároco Manuel António Pereira começou a edificar a nova igreja, que foi inaugurada e benzida pelo vigário de Avô a 21 de Janeiro de 1764.
Templo é de planta longitudinal, com elegante frontaria de onde sobressaem os cunhais e a cornija de cantaria, as pilastras que dividem as aberturas, avivadas por cantarias de granito. O portal, de aro e arco moldurados, é encimado por um óculo quadrilobado. Do lado esquerdo ergue-se a torre sineira, com cobertura bolbosa, de pedra.
No interior uma só nave, com duas capelas e um total de cinco altares:
• A Capela do Sagrado Coração de Jesus, do lado do Evangelho.
• A Capela do Calvário, do lado da Epístola. Possui boas esculturas em madeira do séc. XVIII, numa representação do calvário com imagens de Cristo, da Virgem e de S. João quase em tamanho natural.
• O Altar colateral do lado do Evangelho é dedicado a Nª Srª da Conceição.
• O Altar colateral do lado da Epístola é dedicado a S. José.
• O Altar-mor exibe uma pintura maneirista referente ao martírio de São Bartolomeu, do mesmo artista que pintou o retábulo para a Igreja de São Bartolomeu, em Coimbra. Possui ainda uma imagem de São Bartolomeu do séc. XVIII e, no seu lado direito, uma pouco comum representação de São Teodoro.
Os altares possuem retábulos de talha da segunda metade do séc. XVIII.
Destacam-se, ainda, o coro-alto pelo seu desenho invulgar e a tribuna da segunda metade do séc. XIX, que é um excepcional trabalho em talha.
      Morada
Rua dos Tecelões, 2
Aldeia das Dez
3400-230 Aldeia das Dez
Freguesia de Aldeia das Dez © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: J.Carvalho
Share by: