Solar Pina Ferraz | Casa da Obra

Solar Pina Ferraz
Casa da Obra

Uma obra inacabada....

Situado no pequeníssimo centro histórico da Aldeia das Dez, este edifício, que actualmente se limita à fachada, é testemunha por dois corpos edificados em épocas diferentes.

O corpo mais antigo, pertencente ao séc. XVIII,  corresponde à fachada em que exibe o Brasão dos Pereiras, cujo uso lhe foi concedido por Carta Régia de D. João V, em Agosto de 1745, foi mandado edificar pelo Sargento-Mor Manuel de Matos Pereira, Cavaleiro da Ordem de Cristo, natural de Penamacor, que em 18 de Setembro de 1721, se fixou nesta terra após casamento com D. Maria Borges da Natividade, natural de Aldeia das Dez. O casal teve três filhos: António José de Matos Pereira (l723), João Carlos de Matos Pereira (1724) e Umbelina Borges (1727).

O segundo corpo viria a surgir mais tarde, nomeadamente no séc. XIX, por Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz, aquando do seu casamento com Maria Madalena Agostinha Pina Machado da Cunha Castelo Branco em 1803, anexando-se ao primeiro corpo. Este, com uma estrutura em alvenaria de pedra regular, formado por três pisos, nunca chegou a ser acabado pelo motivo de falecimento do senhor, mantendo-se assim até agora.
      Morada
Rua dos Tecelões, 2
Aldeia das Dez
3400-230 Aldeia das Dez
Freguesia de Aldeia das Dez © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: J.Carvalho
Share by: