Junta de Freguesia
aldeia das dez

Largo Alfredo Duarte
O coração da Aldeia Miradouro!
Numa aldeia pequena como a Aldeia das Dez e, à semelhança das outras aldeias, o largo principal é espaço mais importante desta aldeia. Face à estrada que atravessa esta localidade, este pequeno largo tem no seu espaço um cruzeiro do séc. XVII e, por trás deste, uma fonte.
A fonte dos finais do séc. XIX, toda em pedra, é formada por três panos. O central, um pouco mais recuado, é formado por dois bicos que vertem água para um pequeno tanque retangular, encimado por um painel de azulejos a finalizar com uma cimalha, em que se pode ver a inscrição da data de edificação da fonte. Os panos laterais apresentam dois tanques retangulares.
Datado do séc. XVII, o Cruzeiro do Largo da Fonte, construído em 1661, e que viria a perder as características primitivas, uma vez que sofreu obras de restauro na metade do séc. XX, mais precisamente em 1960, também é algo que vale a pena visitar. Ergue-se sob um soco quadrado, a plataforma, que de seguida apresenta uma base retangular com a inscrição da data de construção, seguindo uma coluna dórica, para finalizar com a cruz. Na base possui uma inscrição que indica o ano de construção e, eventualmente, o seu custo:
ANO D / I66I.
A 3 DE / MAIO.
C. 6000
No Largo existem dois elementos que se destacam entre a arquitectura e as flores. Um marco do correio e um modelo antigo, e pouco usual, de cabine telefónica de cor vermelha.
O miradouro de Santo António fica mesmo em frente à cabine telefónica e ao marco do correio. Aqui pode desfrutar da linda paisagem, e ver a placa de comemoração dos 100 anos de iluminação pública, em Aldeia das Dez.
Freguesia de Aldeia das Dez ©
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por:
J.Carvalho