Percursos Pedestres

Caminhos do Xisto

Ponha aqui o seu pezinho e desfrute de um passeio à descoberta da natureza e da cultura.

PR1 OHP
BROCHURA PDF
  PR2 OHP
  PR3 OHP
  PR4 OHP
BROCHURA PDF
  PR5 OHP
Caminho do Xisto de Aldeia das Dez I – Pelas várzeas do Alvôco

O percurso Pelas várzeas do Alvôco vai levá-lo a descobrir um local encantado, de onde poderá assistir a um inesquecível nascer ou pôr-do-sol.

Tipo: Circular Pedestre    |     Distância: 20 km    |    Duração Média: 6h00m   |    Dificuldade: Fácil

O Caminho do Xisto I da Aldeia das Dez é um percurso pedestre circular que começa e acaba no Largo Alfredo Duarte em Aldeia das Dez e segue em direção a Vale Maceira.
Vai passar pela casa do “S” e descer a ribeira por caminhos em que os campos cultivados são uma constante. Neste ponto é tempo de começar a subir até Vale de Maceira onde está situado o Santuário de Nossa Senhora das Preces e o Jardim Botânico, localizado no Monte do Colcurinho.
Este monte é um dos melhores locais para assistir quer ai nascer, quer ao pôr-do-sol, proporcionando-lhe um momento inesquecível.

Caminho do Xisto de Aldeia das Dez II – Rota Imperial

A Rota Imperial vai surpreende-lo. Prepare-se para visitar alguns dos locais mais emblemáticos da região e para ficar arrebatado pela espetacular vista sobre a Serra da Estrela.

Tipo: Circular Pedestre    |   Distância: 12 km    |   Duração Média: 3h30m    |   Dificuldade: Fácil

Com início no Largo Alfredo Duarte em Aldeia das Dez, o percurso pedestre Rota Imperial vai levá-lo em direção a Vale de Maceira. A passagem pela casa do “S”, em direção à ribeira, é feita por um antigo trilho que o guiará até ao Santuário de Nossa Senhora das Preces e ao Jardim Botânico.
Ao seguir em direção a Chão Sobral, pelo caminho velho para o Piodão, sustenha a respiração porque vai ser assombrado por uma vista espetacular sobre a Serra da Estrela.
Em Chão Sobral a saída da aldeia faz-se por ruas pequenas e estreitas. Passando por ribeiras e vales, vai chegar à antiga Ponte Medieval de Alvôco das Várzeas. Aí, há que continuar sempre junto ao rio Alvôco até à Aldeia das Dez.

Caminho do Xisto de Aldeia das Dez III – Na Pegada do Ermitão

Este Caminho do Xisto de Aldeia das Dez está rodeado de um conjunto harmonioso de serras, penedos e vales, albufeiras, rios e ribeiras, que é impossível não querer explorar. Neste percurso poderá ainda descobrir uma ponte única em Portugal.

Tipo: Circular Pedestre    |   Distância: 10 Km   |   Duração Média: 2h50m   |   Dificuldade: Fácil

Ao percorrer a antiga calçada Romana e os campos de cultivo vai sentir que está a recuar no tempo. Seguindo em direção à Ponte das Três Entradas vai passar em zonas completamente deslumbrantes, onde predomina o castanheiro.
Passando a ponte, única em Portugal, a direção a tomar é a de São Sebastião da Feira por um trilho espetacular junto à margem do rio Alva.
O regresso é pelo mesmo caminho até à Ponte das Três Entradas e daí pela estrada asfaltada até apanhar um trilho para Aldeia das Dez.

Caminho do Xisto de Avô – À volta do Alva

O Caminho do Xisto de Avô estende-se por oito quilómetros, sempre à volta do rio Alva, numa paisagem de grande e nostálgica beleza. Vale a pena explorar o rico património histórico e natural que este percurso tem reservado para si.

Tipo: Circular Pedestre   |   Distância: 8 km   |   Duração Média: 2h10m   |   Dificuldade: Fácil

Este Caminho do Xisto leva-o a percorrer Avô, a Aldeia das Dez e Santa Ovaia. O percurso é circular e tem início no largo da Ilha do Picoto.
O primeiro ponto de paragem é a Igreja Matriz da Senhora da Assunção, em Avô. Depois o trajeto a seguir será junto à margem do rio Alva, num trilho que noutros tempos fazia a ligação até à Ponte das Três Entradas.
Quando atravessar a ponte o percurso irá levá-lo em direção a Avô pelo que resta da antiga via imperial romana. Pelo caminho irá passar pela Capela de Santa Maria do Mosteiro e pela Capela de Nossa Senhora dos Anjos.
Quando chegar a Avô há que seguir ao lado da Ermida de S. Miguel e do Castelo e continuar até junto do Pelourinho e da antiga Casa da Câmara. Assim que atravessar a ponte, estará novamente na Ilha do Picoto.

Caminho do Xisto de Oliveira do Hospital – A marcha dos veteranos

O Caminho do Xisto de Oliveira do Hospital convida-o a sair da cidade e a aventurar-se num percurso rico em refúgios encantados. Vestígios que remontam à Pré-história e heranças românicas estarão à sua espera.

Tipo: Circular Pedestre   |   Distância: 14,6 km   |   Duração Média: 3h30m   |   Dificuldade: Fácil

É no Jardim Dr. Oliveira Mano que tem início o Caminho do Xisto de Oliveira do Hospital. O percurso convida-o a sair da cidade rumo à Bobadela, local rico em património Romano, onde será possível ver o Anfiteatro, o fórum Romano e o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva.
Antes de chegar à Bobadela, vai passar pela Capela de Santa Ana, pela Anta do Pinheiro dos Abraços, pelas Sepulturas Antropomórficas do Gorgulão e pela Capela da Senhora da Luz.
A chegada à Bobadela é feita de ruas de calçada. Daqui a direção a tomar é a da capela de S. Sebastião. Ao continuar o percurso para Oliveira do Hospital, vai ter a possibilidade de visitar a Casa Museu da Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral, a Capela dos Ferreiros e ainda a Tília gigante.

Mais informações:

Morada
Rua dos Tecelões, 2
Aldeia das Dez
3400-230 Aldeia das Dez
Freguesia de Aldeia das Dez © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: J.Carvalho