Santuário Srª Preces

Santuário Nossa
Senhora das Preces

O mais antigo Santuário das Beiras...

Localizado junto à aldeia de Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, desenvolve-se entre 650 e 750 m de altitude. A sua origem remonta à segunda metade do século XIV, quando no ano de 1371 a imagem de Nª Sr.ª foi encontrada por uns pastorinhos no alto do monte do Colcurinho. Dado o carácter inóspito do local em finais do século XVI ou princípios do XVII, a imagem foi transferida para uma pequena ermida situada em Vale de Maceira, local onde se viria a edificar o actual Santuário. A sua construção terá decorrido durante os séculos XVIII e XIX. Além da igreja, templo imponente de 50 m de comprimento por 10 de largura, com cinco altares, sendo o altar-mor votivo à bela imagem de Nª Sr.ª das Preces e com ricas pinturas no tecto, o santuário integra uma Via-Sacra, com figuras de madeira em tamanho real, um chafariz monumental e um coreto. O conjunto é envolvido por um parque florestal de raro valor e de onde se desfruta uma panorâmica belíssima sobre a região.

o Santuário é um local de características únicas, testemunho de uma devoção e evolução ao longo dos séculos recentes que nos precedem. Espaço de excepcional grandeza arquitectónica, religiosa e paisagística é, por isso, exemplar único na região.
No espaço, dos 650 metros de altitude até aos 750 metros, encontramos na parte inferior, uma imponente e verdejante arborização, constituída por variadas espécies exóticas e algumas árvores da região, e um conjunto de lagos em granito; nos patamares acima a igreja, o coreto, o lago do repuxo, o chafariz monumental, a gruta do Presépio, as capelas da Paixão de Cristo, a Albergaria (recentemente restaurada), alguns edifícios anexos e majestosas árvores seculares

Integrado no santuário de Nª Srª das Preces, junto à aldeia de Vale de Maceira, freguesia de Aldeia das Dez, podemos observar um verdadeiro jardim botânico dotado de grande biodiversidade de espécies florestais autóctones e exóticas. Num pequeno passeio é possível observar desde árvores centenárias, às majestosas sequóias, espécies exóticas, e outras espécies de grande valor botânico da flora portuguesa. É igualmente possível observar outros encantos do jardim, como sejam os vários lagos, a cascata ou a beleza arquitectónica da escadaria de acesso ao jardim e desfrutar do ambiente calmo que convida ao recolhimento e respirar o ar puro envolvente.
      Morada
Rua dos Tecelões, 2
Aldeia das Dez
3400-230 Aldeia das Dez
Freguesia de Aldeia das Dez © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: J.Carvalho
Share by: